As fortes chuvas que atingem o Espírito Santo desde a última segunda-feira já afetam diretamente a população, deixando um rastro de destruição, morte e pessoas fora de casa por causa dos alagamentos.
A morte foi registrada no município de Rio Bananal, no Norte do Estado. O temporal que castiga a cidade provocou o desabamento de uma residência. Três pessoas estavam no interior do imóvel, sendo dois adultos e uma criança de 10 anos. A criança não resistiu e foi retirada dos escombros na tarde desta quarta-feira.
Imagens de câmeras de monitoramento registraram o momento em que a casa onde estava Otávio Viana Amaral, de 10 anos, desabou. O desabamento ocorreu por volta das 4h38, em uma residência localizada na região da Lagoa Jesuína.
De acordo com a Defesa Civil, Sooretama é o município com o maior número de pessoas fora de casa até o momento. Ao todo, são 42 desalojados e 13 desabrigados. Ao longo do dia, também foram registradas diversas ocorrências de queda de barreiras, árvores e alagamentos em diferentes regiões do Estado.
Em Alegre, no Sul capixaba, a chuva forte provocou vários pontos de alagamento no Centro e no bairro Independência. Alguns imóveis comerciais foram parcialmente atingidos. Uma residência foi invadida por lama proveniente do corte irregular de um terreno, e a família precisou se abrigar na casa de parentes.
Já em Domingos Martins, houve um deslizamento de terra e a queda de um eucalipto de médio porte sobre a varanda de uma residência. Os danos ainda serão avaliados por uma equipe de engenharia. Uma primeira assistência foi prestada no local, com a limpeza da via e a retirada dos escombros.
Em Vila Velha, um vendaval provocou a queda de cinco postes, além de árvores derrubadas e pontos de alagamento. Em Vitória, uma árvore caiu sobre dois veículos na Rua Constante Sodré, no bairro Santa Lúcia. Uma vítima foi retirada de um dos carros.
Municípios com maiores volumes de chuva registrados
-
Linhares: 289,8 mm
-
Rio Bananal: 251,4 mm
-
Ibitirama: 203,4 mm
-
Sooretama: 187,8 mm
-
Aracruz: 177,0 mm
Mais chuvas no ES
O Espírito Santo está sob alerta laranja para chuvas intensas, com risco de volumes elevados e ventos fortes. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três avisos que colocam todo o estado em atenção até sexta-feira (24), com previsão de acumulados que podem chegar a 100 milímetros por dia e rajadas de até 100 km/h.
O primeiro alerta laranja vale para todo o Espírito Santo até as 23h59 de quinta-feira (22). A previsão indica chuva entre 30 e 60 mm por hora ou até 100 mm por dia, acompanhada de ventos intensos, entre 60 e 100 km/h.
O segundo aviso, também laranja e classificado como perigo, é direcionado a nove municípios do extremo Sul do estado. Esse alerta segue válido até as 23h39 de sexta-feira (24), com as mesmas condições previstas de chuva volumosa e ventos fortes.
Municípios em alerta
Alegre
Apiacá
Bom Jesus do Norte
Dores do Rio Preto
Guaçuí
Mimoso do Sul
Muqui
Presidente Kennedy
São José do Calçado
Além disso, todo o território capixaba está sob alerta amarelo de perigo potencial até as 23h59 de sexta-feira (24). Nesse caso, são esperadas chuvas entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, com ventos de 40 a 60 km/h.
Previsão detalhada para o Espírito Santo
De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), nesta quinta-feira (22) a instabilidade se mantém em todo o estado. Há previsão de chuva ao longo do dia, com trovoadas em toda a metade sul, incluindo a Grande Vitória, além de áreas da Região Noroeste. O Incaper alerta para o risco de acumulados expressivos devido à persistência das chuvas.
Na Grande Vitória, o dia será de muitas nuvens, chuva frequente e trovoadas, com temperaturas entre 22 °C e 29 °C. Na Região Sul, a mínima prevista é de 16 °C e a máxima de 27 °C. Na Região Serrana, os termômetros variam entre 16 °C e 26 °C. No Norte, a máxima pode chegar a 31 °C, enquanto no Noroeste varia entre 19 °C e 28 °C.
Instabilidade segue até domingo
Na sexta-feira (23), a ZCAS perde intensidade sobre o Espírito Santo, mas a umidade dos ventos costeiros mantém o tempo instável. A chuva segue em todo o estado, com maior frequência na metade sul e em áreas do Noroeste próximas à divisa com Minas Gerais. As temperaturas sobem, e o vento continua fraco a moderado no litoral.
No sábado (24) e no domingo (25), a umidade transportada pelos ventos costeiros mantém a instabilidade, com chuva em alguns momentos do dia em todas as regiões. As temperaturas máximas sobem, principalmente no sul do estado.
Medição mais precisa
A instalação de três radares meteorológicos próprios no Espírito Santo deve mudar a forma como o Estado prevê e responde a eventos extremos de chuva. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (21), durante coletiva no Centro de Inteligência da Defesa Civil, como parte de uma estratégia para reduzir a dependência de dados nacionais e globais e ampliar a precisão dos alertas à população.
O governador do Estado, Renato Casagrande, citou como referência a catástrofe registrada em Mimoso do Sul, em março de 2024, quando o município foi atingido por cerca de 600 milímetros de chuva em menos de 24 horas, entre os dias 22 e 23. À época, a previsão indicava volumes mais intensos no Rio de Janeiro, o que evidenciou limitações no monitoramento local,





